– Quer nas Indústrias quer nas habitações é importante adequar a temperatura do seu local ou instalação à época do ano. Regule a temperatura para 24 ºC no verão e para 20 ºC no inverno. Durante a noite poderá reduzir para 16-17 ºC. Por cada grau a mais ou a menos, o consumo pode variar em 5%. Para ter um controlo adequado da temperatura, são úteis os termóstatos e cronotermóstatos.

– Reveja periodicamente os sistemas de aquecimento e ares condicionados. Uma avaria nos dispositivos poderá afectar claramente o consumo energético.

– Mantenha janelas e persianas abertas ou fechadas segundo a época do ano. A luz solar e a ventilação permitem regular a temperatura interior de uma forma natural e eficiente.

– Desligue o ar condicionado ou apague o aquecimento se for abrir as janelas. Lembre-se que apenas alguns minutos por dia bastam. O consumo na climatização supõe mais de 40% nos locais e em muitas indústrias, habitações, edifícios e centros comerciais. A forma mais adequada de controlar os consumos eléctricos dos nossos dispositivos de climatização é medindo o consumo com um contador CEM. Desta forma, conseguiremos manter a temperatura de conforto sem excedermos o consumo eléctrico, sendo tudo facilmente controlado.

Um exemplo de aplicação eficiente é o controlo de consumos de energia e climatização de diferentes lojas de uma mesma cadeia comercial. Este sistema permite comparar, de forma objectiva, diferentes lojas ou edifícios e detectar onde podem existir problemas ou utilizações erradas dos sistemas energéticos e de climatização.