O isolamento térmico é um parâmetro importante de eficiência energética de uma habitação. Para além de proporcionar aos utilizadores uma maior sensação de conforto, a sua aplicação representa uma barreira que permite reduzir as perdas e ganhos de calor.

 

Como isolar a sua casa termicamente?

Atualmente, existem requisitos mínimos exigidos na construção de casas novas ou reabilitações, valores esses que têm sido revistos desde 1990, ano em que foi publicado o primeiro regulamento relacionado com a térmica dos edifícios.

Os valores aplicáveis dependem da região do país e, consequentemente, da zona climática da sua casa. Ao garantir um bom isolamento térmico da sua casa, está a aumentar a inércia térmica da mesma, ou seja, a garantir uma melhor resposta térmica do edifício aos picos de temperatura, permitindo conservar temperatura interior e melhorando o conforto térmico.

O isolamento térmico pode ser aplicado em paredes, pavimentos, coberturas e até na canalização, para tal deverá recorrer aos serviços de um engenheiro civil, arquiteto ou perito qualificado independente, para que possa ser aconselhado sobre as melhores soluções a implementar na sua casa.

Fonte: Poupa Energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *