O primeiro passo a dar num processo de eficiência de energia eléctrica é o diagnóstico e a auditoria de energia eléctrica. Nesta, ir-se-á proceder de forma a recolher e a interpretar medições de potência e energia e também todas as variáveis necessárias para a posterior tomada de decisões. Para tal, existem dois pontos-chave a ter em conta:

  • O que se pretende obter das medidas.
  • Que pontos de medidas são os mais correctos.

Não obstante, existem duas formas de realizar a auditoria que dependem da instalação do objecto de estudo:

Instalações sem sistema de medida e supervisão

Neste caso, é necessário realizado uma campanha de medições através de equipamentos portáteis de medida. Estes equipamentos permitem o armazenamento, na sua memória, de todas as variáveis seleccionadas (potências, energia, THD, corrente, etc.).

São realizadas as medidas como pontos que tenham sido considerados críticos ou necessários. Em função do tipo de processo, determina-se a duração de cada um das medidas a fim de que a mesma seja representativa do estado do ponto medido.

Os equipamentos portáteis de medida dispõem de grande flexibilidade mas, por outro lado, não permitem a realização de um acompanhamento do consumo de energia uma vez que tenham sido tomadas as decisões oportunas.

Aconselha-se então o exame dos pontos onde foram realizadas as medidas para a posterior instalação de um equipamento de medida fixo e comunicado com um software de supervisão e controlo de equipamento de medição. Neste caso, o equipamento de medição portátil realiza uma função de suporte nos locais onde não se possa medir com equipamentos fixos.

Instalações com sistema de medida e supervisão com recurso a equipamento de medição

Obtenção das informações do sistema de medida e supervisão com equipamento existente na instalação, através dos dados armazenados nos históricos. Desta forma, para além da rapidez na obtenção das informações, poderá realizar-se, posteriormente, um acompanhamento das variáveis mais importantes.

Esquema geral de um projecto de eficiência energética eléctrica

A instalação de equipamentos de electrónica e potência é uma realidade devido às vantagens que apresentam ao nível de poupança energética e facilidade de regulamentação, ou seja, conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *