O setor da indústria, constitui um dos sectores com maiores consumos energéticos e com forte dependência de recursos energéticos não renováveis. O consumo energético do sector da industria representa cerca de 30% do consumo final de energia do País.

O aumento da eficiência energética na Indústria Transformadora nacional exige, à semelhança do verificado em outros países, uma atitude pró-ativa por parte dos industriais para uma adequação efetiva dos seus equipamentos, processos a novas tecnologias e estratégias atualmente disponíveis.

As Auditorias Energéticas nos diferentes setores industriais possibilitam o estudo detalhado e exaustivo dos processos produtivos e mais concretamente identificam os principais equipamentos consumidores de energia. Permitem ainda determinar com alguma precisão os investimentos necessários para a execução das medidas identificadas assim como a rentabilidade e viabilidade das mesmas.

Benefícios

As empresas, que cumpram com os objetivos definidos poderão beneficiar dos seguintes incentivos:

– comparticipação de parte do valor das auditorias energéticas (até 750€ para instalação com consumo inferior a 1000TEP), mediante fundo de eficiência energética existente para o efeito;

– apoio na aquisição de equipamentos e sistemas de monitorização de energia, mediante fundos de eficiência energética existentes para o efeito ;

– isenção das taxas de ISP da eletricidade e gás natural a atribuir pela DGAIEC ;

– Direcção Geral de Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo.